História da Câmara Municipal




No dia 04 de dezembro de 1916 com a  Lei Estadual nº 1513, o município de Conchas deu seu grito de independência, elegendo naquele ano, o primeiro Prefeito Municipal que iria administrar a cidade, bem como os primeiros Vereadores. Aquele que hoje, soam como os verdadeiros pioneiros da política do município.

Desta forma, a primeira Sessão de Câmara na cidade, foi realizada no dia 25 de janeiro de 1917, no lago da Matriz, conforme atesta o primeiro livro de ata aberto pelo então Presidente e Vereador, Sr. Luiz Locchi. 

A Câmara e a Prefeitura Municipal de Conchas assim, foi constituída inicialmente, no ano de sua instalação: 
1 – Trajano Ungler de Vasconcelos (prefeito, Vereador e Presidente de Câmara, posteriormente); 
2 – Quirino Antonio Euzébio; 
3 – Luiz Locchi; 
4 – Mário Rodrigues de Moraes; 
5 – José Miranda do Amaral; 
6 – Luiz Guarino. 

A Câmara funcionou inicialmente com 05 vereadores, sendo certo que o Prefeito eleito, Sr. Trajano Ungler de Vasconcelos, também fazia às vezes de Vereador e, Presidente de Câmara. 

De Janeiro a março de 1917, permaneceu na Presidência da Câmara, o Sr. Luiz Locchi. Já no mês de abril do ano de 1917, assumiu como Presidente da Câmara o Se. José Miranda do Amaral. No mês de  maio do mesmo ao, a Presidência dói transferida ao Sr. Quirino Antonio Euzébio, que, renunciando em seguida, assumiu em seu lugar o Sr. Trajano Ungler Vasconcelos, que permaneceu no cargo de Presidente até outubro de 1918, e assim foi construída a história do Poder Legislativo Municipal de Conchas. 

Da mesma forma como foi inaugurada e instalada a Câmara Municipal de Conchas no ano de 1917, registrando-se os trabalhos legislativos na forma de transcrição manual em Livro de Ata, assim continuou por vários e longos anos, sem qualquer alteração. 

Apenas no final desse século e a partir do dia 26 de novembro de 1997, a Presidente da Câmara Municipal de Conchas em exercício , Dra. Valéria Bufani de forma pioneira em nossa Região, resolveu mudar radicalmente o sistema de registro das sessões camarárias, fazendo instalar a Ata Eletrônica, que é uma das formas mais segura, prática e rápida de se arquivar os trabalhos legislativos em sua integra, já que não comporta retificações ou quaisquer emendas, servido ainda de arquivo vivo da história parlamentar do município, com durabilidade de aproximadamente 50 anos. 

Com a instalação da Ata Eletrônica, a cidade de Conchas ganhou destaque na região e inspirou vários outros municípios a instalarem este sistema como a cidade de Cerquilho. 

Em outubro de 2002, no exercício do Presidente da Câmara Agenor Luiz de Souza, instala-se a Home-Page da Câmara Municipal de Conchas, onde encontra-se vários dados sobre o município, vereadores, Leis, trabalhos do Legislativo dentre outras informações.

Na administração 2003, no exercício do Presidente Dr. José Tadeu Almada Neder o Poder Legislativo Conchense se empenhou para conseguir dar início na construção de sua sede própria, a qual acolherá todas as atividades legislativas e que servirá também a toda comunidade como um centro difusor da cultura.

Na administração de 2005 o Legislativo Municipal teve inaugurada sua sede própria e desde então vem exercendo todas suas funções administrativas e legislativas no novo prédio.

Sempre com o intuito de melhorar cada vez mais seus serviços, novas funcionalidades de forma pioneira foram implantadas no site da Câmara Municipal como a transmissão ao vivo das Sessões e a disponibilização de todas as Sessões Ordinárias realizadas após a implantação do sistema de Ata Eletrônica , facilitando ao cidadão a consulta de assuntos discutidos em plenário.

Atualmente a Câmara Municipal conta também com um canal no Youtube com mais de 610 Sessões as quais foram realizadas entre 1997 e 2016.